Translate

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Arrumando a Mesa para a Ceia de Natal / Arrumando e Organizando



     
Arrumando a Mesa para a Ceia de Natal







Uma das imagens mais marcantes que nos vêm à mente quando as festas de final de ano se aproximam é a comemoração natalina, quando a família toda se reúne em volta de uma bela mesa, a criançada não vê a hora de receber seus presentes e o clima é envolvente e de muita animação!

Como a casa se enche de familiares e amigos nesta noite, as preparações começam já na véspera de Natal. Os preparativos são muitos.


Sugestão para decoração de mesa no natal. Foto:Divulgação
Entre o cardápio, decoração, enfeites, conforto e os caprichados looks, os anfitriões sempre se vêem sobrecarregados e nada melhor do que se adiantar e começar a pensar em cada um desses detalhes para quando o dia 24 chegar, tudo ocorra com mais calma e naturalidade, permitindo que, assim como os convidados, as preocupações e a correria desta data não interferam no seu ânimo para comemorar durante a noite!

Decore com simplicidade e elegância.. Foto:Divulgação


Vamos dar uma atenção especial a um item que quando bem elaborado rende muitos elogios e garante o sucesso dessa tão esperada comemoração: a mesa! Esta ocasião requer muito esmero por parte da organização, contudo, não precisa necessariamente ser formal!

Harmonia e bom gosto são dois ingredientes fundamentais para que a sua tarefa apresente bons resultados. Portanto, antes de mais nada, lembre-se que melhor do que errar por exagero é investir em opções mais simples – que podem sim ser econômicas – que agreguem um toque sofisticado ao alegre ambiente natalino!

A sua criatividade pode fazer toda a diferença na hora dos preparos natalinos, portanto vamos a algumas dicas de enfeites e decorações para você começar a soltar à imaginação para idealizar e ir a busca do que precisará para montar a sua ceia!


Escolhendo as cores

Primeiramente, escolha as cores com as quais você trabalhará em sua decoração! O vermelho e o verde são as tradicionais e nunca saem de moda para esta data. Tons terrosos como o marrom, laranja, dourado e cobre rendem boas combinações, bem como o azul e o prata! Para quem não teme ousar, roxos também podem gerar uma boa coordenação com prata e branco.

Defina a toalha!

Escolhidas as tonalidades que irão compor a mesa, vamos, então, à escolha da toalha. Limpa, bem passada e engomada, a toalha pode trazer estampas de motivos natalinos ou vir em cores lisas. Tudo depende das louças que você pretende usar. Quando estas contarem com toques coloridos dê preferência para toalhas brancas ou mais neutras, enquanto o contrário é permitido caso taças e pratos ttenham uma estética minimalista em branco, cristal ou preto. Sobre os cobre-mesas coloridos pode-se investir também em trilhos que tragam o fundo claro e detalhes bordados que evidenciem a temática da noite!


Prato decorado para o natal. Foto:Divulgação
                                                           Prato decorado para o natal.

Jogos de jantar e Talheres



Para a disposição das pratarias, como os talheres, opte sempre por formas tradicionais que não compliquem a organização dos convidados na hora da ceia. Eles podem criar desenhos sobre a mesa quando colocados na diagonal, ou serem postos lado a lado, como de costume diário.

Os pratos devem ser todos do mesmo material para garantir a harmonia do visual, já que eles são responsáveis por boa parte da elegância da mesa! De vidro, porcelana ou louça você pode optar por peças lisas, coloridas ou com detalhes em dourado e prateado.

Colocar enfeites sobre esses pratos demonstra capricho dando um toque diferenciado e original à sua decoração. Guardanapos de tecidos, bolas de natal, cupcakes com motivos natalinos e pequenas caixinhas de presentes com lembranças ou mensagens são algumas das opções que você pode usar para deixar sua produção com ares mais personalizados!


Taças decoradas para o natal. Foto:Divulgação
                                                            Taças decoradas para o natal.

Copos e Taças

Copos e taças devem ser postos lado a lado visando facilitar na hora de servir os convidados e manter a organização.

As versões coloridas são bem vindas nessa ocasião, mas as tradicionais também podem ganhar valorização com aplicações de laços e fitas.

Decore com:

Velas, castiçais e flores garantem o glamour da sua ceia! Evite arranjos muito altos que cubram a visão dos convidados.

As velas certamente são os elementos que mais combinam com a ocasião; escolha-as de acordo com a tonalidade da decoração.

Caso prefira flores, monte arranjos de centro pequenos e inodoros que não interfiram no aroma da comida. As fitas douradas sempre finalizam muito bem os arranjos natalinos e podem ser arrematadas ainda com bolas, presentinhos, estrelas e demais enfeites emprestados da sua árvore!

Dica de Decoração para Mesa de Natal. Foto:Divulgação
Dica de Decoração para Mesa de Natal.
                           Invista em velas. Foto:Divulgação
Invista em velas. 
Velas dão requinte a decoração. Foto:Divulgação
Velas dão requinte a decoração


Frutas, pinhas e guardanapos também se mostram ótimas opções para complementar a sua decoração! Disponha frutos e pinhas estrategicamente entre os espaços vagos da mesa criando um arranjo, enquanto os guardanapos podem vir sobre os pratos, ao lado deles ou em porta-guardanapos. Você poderá optar por modelos estampados descartáveis ou investir em opções em tecido que poderão ser reaproveitados em outros anos.

Dica!!!



Evite misturar diferentes estilos de enfeites, assim como as cores; procure trabalhar sob um tema, seguindo-o em todos os elementos a serem apresentados na mesa. Lembre-se que além de toda a decoração os pratos principais também estarão dispostos neste mesmo espaço, portanto nada de forrar o móvel com acessórios e se esquecer do principal; a comida.

Mesa para o natal. Foto:Divulgação
Libere a sua criatividade e inove na sua decoração de natal, a qual demonstra não só capricho, mas que estará recebendo seus convidados com muito carinho para a Ceia!

Dica de Decoração para Mesa de Natal. . Foto:Divulgação

Sugestão para decoração da mesa para a Ceia de Natal.  . Foto:Divulgação

Dicas de cores para decorar sua mesa de Natal. . Foto:Divulgação

Sugestão de enfeite para a Mesa de Natal. . Foto:Divulgação

Como montar uma bela mesa para a Ceia de Natal. . Foto:Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário