Translate

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

7 dicas para organizar sua estante / Arrumando e Organizando

7 dicas para organizar sua estante

As estantes podem ser usadas em qualquer ambiente cumprindo a difícil função de organizar . São livros, louças, coleções, enfeites… Podem ser feitas em madeira, MDF, gesso, concreto… depende muito do ambiente e do orçamento. Eu prefiro modelos mais simples e que misturem partes fechadas – pra guardar o que for feio, desengonçado, velho – e abertas - onde só pode ficar o que é bonito.
Mas cuidado! Uma estante bagunçada acaba com qualquer ambiente. Já uma boa organização valoriza o espaço, o móvel e os objetos, por mais simples que sejam. Por isso, aí vão algumas dicas pra você ter uma estante bem organizada e linda!

1. O primeiro passo para uma boa organização é uma boa faxina!!! Jogue fora, doe, conserte, recicle, reforme… Nada de encher a estante – e a casa – com badulaques e objetos sem a menor utilidade.
Casa Cor Rio 2009, projeto Paola Ribeiro. Estante linda de madeira com iluminação por trás das prateleiras. O aproveitamento do vão da escada ficou muito bom!

2. O ideal é fazer um móvel sob medida, de acordo com o tamanho do ambiente e com as suas necessidades. Antes de encomendar, veja tudo que você pretende guardar e preste atenção nas medidas. Prateleiras com altura regulável permitem adaptações e evitam o desperdício do espaço.

Estante em laca cinza

3. Guarde livros mais antigos, apostilas, pastas e coisas que não combinem com a atual decoração em espaços fechados. Se sua estante for toda aberta, use e abuse das caixas! Escolha um modelo bem lindo e reúna objetos da mesma família, pra ser mais fácil achar depois.
Home Office da Casa Cor São Paulo 2009, projeto Simone Goltcher. Estante feita em mdf com acabamento em laca branca e iluminação com xenon. A escada de bambu é um charme!


Caixas em couro branco com etiquetas. Foto Revista Casa e Jardim.

4. Separe os livros por tema e coloque num canto para facilitar a visualização. Livros de uma mesma coleção devem ser dispostos juntos. O mesmo serve para as revistas. O ideal é não acumular edições antigas, a não ser que elas sejam consultadas constantemente.  Coloque na estante de forma horizontal ou vertical e disponha elementos de decoração junto a elas pra dar uma graça.
Estudio do Estilista Jum Nakao, projeto de Clélia Regina Angelo.

5. A distribuição das peças nas prateleiras de uma estante deve ser equilibrada, ou seja, o volume deve ser parecido em cada uma delas. Proporção é a palavra! Misturar peças decorativas na estante é essencial! Objetos coloridos dão vida entre os livros. Já as coleções e lembranças de viagem dão personalidade, mas com bom senso. Agrupe de acordo com a procedência, o estilo ou as cores. Ou então, o melhor é misturar esses objetos com os livros.

Estante em madeira e formica preta. Foto Revista Casa e Jardim.

6. Um truque para disfarçar as lacunas do móvel é escolher um livro com uma bela capa e colocá-lo na vertical, à mostra, no fundo da prateleira. O mesmo pode ser feito com um quadro. Fica lindo!
Em mdf com laca branca. Linda a parede do fundo em cimento queimado!

7. Ter espaços vazios é super importante para dar leveza e valorizar as melhores peças. Por isso, mesmo que você só tenha objetos e livros lindos, não se empolgue! Mantenha alguns itens guardados e troque frequentemente, pra variar!

Casa Hotel 2009, projeto Andre Teixeira e Fernanda Negrelli.  Estante em gesso acartonado, com fundo de espelho e papel de parede.


Em madeira ebanizada, essa estante ficou linda dividindo ambientes! De Paula Andrade e Marcus La Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário