Translate

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

7 dicas para organizar sua estante / Arrumando e Organizando

7 dicas para organizar sua estante

As estantes podem ser usadas em qualquer ambiente cumprindo a difícil função de organizar . São livros, louças, coleções, enfeites… Podem ser feitas em madeira, MDF, gesso, concreto… depende muito do ambiente e do orçamento. Eu prefiro modelos mais simples e que misturem partes fechadas – pra guardar o que for feio, desengonçado, velho – e abertas - onde só pode ficar o que é bonito.
Mas cuidado! Uma estante bagunçada acaba com qualquer ambiente. Já uma boa organização valoriza o espaço, o móvel e os objetos, por mais simples que sejam. Por isso, aí vão algumas dicas pra você ter uma estante bem organizada e linda!

1. O primeiro passo para uma boa organização é uma boa faxina!!! Jogue fora, doe, conserte, recicle, reforme… Nada de encher a estante – e a casa – com badulaques e objetos sem a menor utilidade.
Casa Cor Rio 2009, projeto Paola Ribeiro. Estante linda de madeira com iluminação por trás das prateleiras. O aproveitamento do vão da escada ficou muito bom!

2. O ideal é fazer um móvel sob medida, de acordo com o tamanho do ambiente e com as suas necessidades. Antes de encomendar, veja tudo que você pretende guardar e preste atenção nas medidas. Prateleiras com altura regulável permitem adaptações e evitam o desperdício do espaço.

Estante em laca cinza

3. Guarde livros mais antigos, apostilas, pastas e coisas que não combinem com a atual decoração em espaços fechados. Se sua estante for toda aberta, use e abuse das caixas! Escolha um modelo bem lindo e reúna objetos da mesma família, pra ser mais fácil achar depois.
Home Office da Casa Cor São Paulo 2009, projeto Simone Goltcher. Estante feita em mdf com acabamento em laca branca e iluminação com xenon. A escada de bambu é um charme!


Caixas em couro branco com etiquetas. Foto Revista Casa e Jardim.

4. Separe os livros por tema e coloque num canto para facilitar a visualização. Livros de uma mesma coleção devem ser dispostos juntos. O mesmo serve para as revistas. O ideal é não acumular edições antigas, a não ser que elas sejam consultadas constantemente.  Coloque na estante de forma horizontal ou vertical e disponha elementos de decoração junto a elas pra dar uma graça.
Estudio do Estilista Jum Nakao, projeto de Clélia Regina Angelo.

5. A distribuição das peças nas prateleiras de uma estante deve ser equilibrada, ou seja, o volume deve ser parecido em cada uma delas. Proporção é a palavra! Misturar peças decorativas na estante é essencial! Objetos coloridos dão vida entre os livros. Já as coleções e lembranças de viagem dão personalidade, mas com bom senso. Agrupe de acordo com a procedência, o estilo ou as cores. Ou então, o melhor é misturar esses objetos com os livros.

Estante em madeira e formica preta. Foto Revista Casa e Jardim.

6. Um truque para disfarçar as lacunas do móvel é escolher um livro com uma bela capa e colocá-lo na vertical, à mostra, no fundo da prateleira. O mesmo pode ser feito com um quadro. Fica lindo!
Em mdf com laca branca. Linda a parede do fundo em cimento queimado!

7. Ter espaços vazios é super importante para dar leveza e valorizar as melhores peças. Por isso, mesmo que você só tenha objetos e livros lindos, não se empolgue! Mantenha alguns itens guardados e troque frequentemente, pra variar!

Casa Hotel 2009, projeto Andre Teixeira e Fernanda Negrelli.  Estante em gesso acartonado, com fundo de espelho e papel de parede.


Em madeira ebanizada, essa estante ficou linda dividindo ambientes! De Paula Andrade e Marcus La Motta.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Saiba como limpar televisão de LCD / Arrumando e Organizando




Antes da limpeza

Especialistas aconselham antes da limpeza da tela que seja feita a remoção da poeira com um pincel antiestático. A sujeira deve ser retirada delicadamente, pois o pó ao ser esfregado se torna uma espécie de lixa e risca a tela.

Retirado o pó, passe no monitor um tecido limpo e macio (o mais recomendável é a microfibra), levemente umedecido com uma solução detergente neutra. Evite produtos de limpeza abrasivos ou solventes, como o álcool e a benzina. Passe o pano lentamente pela tela, sem pressioná-la.

Produtos adequados

Há kits de produtos à venda no mercado próprios para a limpeza de aparelhos com telas mais delicadas. Porém, manuais dos fabricantes TVs de LCD e plasma não trazem instruções sobre o uso desse tipo de material.

Algumas indústrias indicam o uso de produtos especiais. A Philips, por exemplo, informa que comercializa no mercado um spray específico para limpeza das telas LCDs e plasmas.

Outra dica dos especialistas para conservação das telas é que os usuários evitem passar os dedos sobre elas. Embora, não haja restrição para isso, eles podem borrar a imagem. Por ser uma superfície delicada, não se pode encostar constantemente as mãos na tela para não riscá-las nem danificá-las.

Reposição pode sair caro

É importante que o consumidor aprenda a preservar a tela da sua TV, pois nem todas podem ser repostas. No caso das tecnologias LCDs, por exemplo, há diversos tipos no mercado, com vários acabamentos e películas. Entretanto, não podem ser trocadas independentemente do próprio display. Ou seja, o dispositivo não tem conserto.

Já os donos de televisores de plasma devem tomar um cuidado especial, pois o acrílico que protege a frente do display normalmente conta com uma película antiglare, que diminui os reflexos do ambiente na tela.

Diferentemente do LCD, as telas de plasma podem ser substituídas, mas a reposição pode sair caro. A compra de uma tela nova pode custar metade do preço do aparelho, segundo William Correa, técnico da Personal Video Service, assistência técnica autorizada da Sony.

Saiba como limpar sua geladeira corretamente e evite que bactéria nos alimentos / Arrumando e Organizando

Saiba como limpar sua geladeira corretamente e evite que bactéria nos alimentos

Limpar o eletrodoméstico com uma solução especial pode evitar que microrganismos tragam doenças para dentro da sua casa

             Na hora de limpar o refrigerador, faça uam solução com bicabornato de sódio 

Dispensar uma atenção especial à geladeira é quesito importantíssimo quando queremos preservar a nossa saúde. Você sabia, por exemplo, que muitos microrganismos conseguem viver e se reproduzir a baixas temperaturas? Por isso, todo cuidado é pouco com a limpeza desse eletrodoméstico. Na hora de limpar o refrigerador, não deixe a porta aberta de um dia para o outro com todos os alimentos dentro. O ideal é transferi-los para uma caixa de isopor e, após a limpeza, guardá-los novamente. A limpeza deve ser feita uma vez por semana, preferencialmente com sabão neutro ou detergente, água e esponja macia.
 
Limpeza
Por dentro, limpe com pano umedecido numa solução de água e bicarbonato de sódio - 1 colher (sopa) para cada 2 litros de água - e enxugue. Do lado de fora, use água e sabão neutro. Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza. Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, que impedem a circulação do ar. Para tirar o cheiro forte, coloque um pires com pó de café.

Organize a bagunça no seu trabalho e atraia bons negócios / Arrumando e Organizando

Organize a bagunça no seu trabalho e atraia bons negócios

1) Mesa de trabalho: se você trabalha numa mesa cheia de pilhas de relatórios pedidos, notas, pastas, memorando e outras centenas de papéis empilhados ou espalhados, e diz que está tudo em ordem, como você explica que seu trabalho está sempre atrasado e perde um tempão para achar um documento? A cura esta no lema "tempo é dinheiro". Ou você organiza as papeladas, pastas e documentos para agilizar o seu trabalho e da empresa, ou vai perder bons negócios.

2) Entrada da empresa, da loja e recepção: é por estes pontos na empresa que os clientes entram, é neles que estão os pontos de telefone e internet para contato realizar negócios. Se estes locais estiverem bagunçados e entulhados de caixas, por exemplo, você está colocando uma "barreira energética". Irá impedir a entrada de clientes e de fechar pedidos via telefone ou e-mail. A cura aqui é bem simples: arrumar a bagunça e abrir espaço para os clientes e as boas vendas entrarem.

3) Loja e showroom: locais aonde se expõem os produtos e serviços para comercialização e bons negócios. Um local onde a energia e o cliente devem fluir com naturalidade. Ter este ambiente bagunçado, apertado e entulhado é o mesmo que expulsar um cliente e um boa venda. A cura básica: arrumar a bagunça, abrir espaço para os clientes e fechar ótimos negócios.

4) Escritório e departamento: se uma mesa de trabalho bagunçada já é trabalhosa de arrumar, imagine um escritório ou um departamento cheio de gente, todo bagunçado com papéis, pastas e caixas de arquivo morto espalhadas pelo chão e mesas. Um tsunami faria menos estrago do que esta bagunça generalizada. Cura radical: colocar tudo mundo para arrumar e organizar mesas, armários, papéis e arquivos. No final todos iram ter uma sensação de alívio e um espaço físico mais amplo.

5) Depósito de mercadoria e matéria-prima: Matéria-prima gera mercadorias, que por sua vez irá gerar bons negócios e lucros. É muito importante que a matéria-prima e as mercadorias estejam guardadas em locais bem organizados, livres de bagunça e bem longe de entulhos. Ou seja, bem longe de ambientes com energia estagnada. Cura? Já foi dada acima.

6) Sala da diretoria ou chefia: como que alguém pode tomar decisões ou vender se sua sala está bagunçada? E o pior de tudo, quem deixou este ambiente bagunçado foi a própria pessoa. Aliás, em todos os casos anteriores, a bagunça foi causada pelas pessoas que ali trabalham. A bagunça não nasceu sozinha. Ela foi criada por pessoas que são bagunças ou desleixadas. Logo, além de organizar a bagunça, cada pessoa deve se organizar ou aprender como fazê-lo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arrumando a casa para o Natal / Arrumando e Organizando


Arrumando a casa para o Natal:

Árvore de Natal

A grande protagonista da quadra natalícia, é em torno da árvore de Natal que se centram grande parte das atenções antes, durante e depois da noite de Consoada e, por isso mesmo, terá de brilhar! Tradicional ou alternativa, grande ou pequena, artificial ou natural, verde floresta ou branca, com decorações de uma só cor ou ornamentos feitos à mão, só não podem faltar as iluminações e a estrela no topo da árvore, que representará o espírito natalício que se vive na sua casa.

                                           Video:Aprenda a decorar sua árvore de Natal

Luzes e piscas-piscas :

Luzes de vidro: para um impacto de grande escala, encha uma enorme jarra de vidro com luzes de Natal e pouse-a no chão junto à lareira, no hall de entrada ou uma em cada ponta do corredor. Faça o mesmo, mas com uma jarra de vidro mais pequena ou então com 2 ou 3 garrafas e crie um centro de mesa de Natal verdadeiramente cintilante.  
Quarto com espírito natalício: a decoração de Natal não tem de se cingir à sala… por isso, porque não iluminar o quarto com um bocadinho de brilho natalício? Como? Pendure vários fios de luzes de Natal brancas por de trás da cama, criando uma espécie de cabeceira iluminada.
 
Bola de luz: utilize uma bola de futebol ou outra bola que possa ter (uma bola decorativa também serve), forre-a com pequenas luzes de Natal em toda a volta e dispunha dentro da lareira para uma decoração de Natal bem original. Pode ainda fazer o mesmo com várias bolas, de tamanhos distintos.
 
Janelas iluminadas: uma das formas mais simples, mas mais bonitas de decorar com luzes de Natal é usá-las para enfeitar as janelas nesta quadra. Quer seja no interior ou no exterior (certifique-se apenas que tem as luzes adequadas), o impacto noturno é mágico e parece transpor-nos para um verdadeiro conto de fadas.
 
Coroa com brilho: este ano, dê uma lufada de luz fresca à tradicional coroa de Natal ao entrelaçá-la com pequenas e brilhantes luzes de Natal. Quer faça a sua própria coroa de Natal ou compre uma já feita, é extremamente simples dar-lhe este toque final luminoso. 
Espelho meu, espelho meu: quem é mais brilhante do que eu? Pouse alguns fios de luzes de Natal sobre um espelho, deixando outros tantos fios cair para os lados, conferindo assim à moldura do espelho, um visual convidativo e verdadeiramente natalício.
 
Pontos de luz nas portas: suspenda alguns fios de luz numa porta, colando-as ao topo da mesma, certificando-se que tem uma tomada na parte de trás da porta ou próxima da mesma. Se a porta tiver um vidro opaco, a iluminação torna esta decoração de Natal ainda mais apelativa, pois pode ser admirada dos dois lados e mesmo se a porta estiver fechada.
 
Árvore de luzes: utilizando fita-cola dupla face e um conjunto de luzes de Natal coloridas ou brancas, afixe-as à parede num formato zigue-zague, de forma a criar a silhueta de uma árvore de Natal… uma maneira criativa de decorar as paredes no Natal, não acham?
 
Iluminar o jardim: em vez de suspender as luzes de Natal nos ramos das árvores, enrole-as diretamente nos troncos das árvores para criar um jardim de Natal encantado. 
 
Tela luminosa: fure uma simples tela branca de forma a criar um motivo natalício – podem ser estrelas, flocos de neve ou as palavras “Feliz Natal” – para depois afixar à parte de trás da mesma algumas luzes de Natal que vão iluminar esta obra de arte festiva. Depois, pode pendurar a tela, pousá-la sobre um móvel ou no chão encostada a uma parede…

Portas

Para dar as boas-vindas à época de Advento e antecipar toda a decoração do seu lar, pendure uma bonita coroa de Natal na porta de entrada. Comprada ou confeccionada à mão; redonda, oval ou pendente; com galhos de pinheiro ou ramos secos; com apontamentos de vermelho, dourado ou prateado; com ou sem fitas… a verdade é que provavelmente vai contagiar todos os vizinhos a fazerem o mesmo!

Janelas

Anime as suas vistas (e dias mais cinzentos!) com janelas vestidas a rigor: escolha entre iluminação de Natal, neve artificial (divirta-se a transpor para os vidros os muitos moldes que normalmente acompanham as latas de neve artificial), pendure estrelas, bolas de Natal ou outros ornamentos com uma fita de seda ou um fio de cediela transparente atado no varão da cortina. Não se esqueça dos peitoris que podem ser enfeitados com velas, pinhas, bonecos ou postais de Natal.

 

  1. Janela natalícia: montar a árvore de Natal diretamente em frente a uma janela é uma forma simples de adicionar um pouco de charme à janela, quer para quem observe do interior, quer para quem espreite do exterior. 
  2. Janela coroada: as coroas de Natal não servem apenas para enfeitar portas – são perfeitas para decorar janelas também! Para além de poderem ser penduradas em janelas exteriores, suspensas de janelas interiores têm um efeito igualmente elegante. Se tiver várias janelas seguidas, pendure uma coroa em cada janela para um efeito dupla ou triplamente deslumbrante.
  3. Janela iluminada: Natal é sinónimo de luz, por isso, enfeite as janelas com iluminação natalícia, afixando-a à estrutura da mesma com recurso a fita-cola transparente. Em alternativa, ilumine a janela com velas natalícias.  
  4. Janela festiva: aproveite o varão das cortinas para pendurar grinaldas natalícias feitas de fitas e enfeites ou ramos de pinheiro e azevinho; se a janela não tem cortinas, pendure uma fita de um lado a outro, utilizando-a para exibir os postais de Natal. As janelas são ainda um excelente local para exibir uma decoração de Natal suspensa.
  5. Janela pintada: uma forma divertida de decorar as janelas para o Natal passa pela aplicação de stencils com motivos natalícios nas mesmas, com recurso a neve em spray. Para além de criar um ambiente invernal mágico, esta é uma excelente atividade para envolver as crianças na decoração de Natal!  
  6. Janela tradicional: aproveite o peitoril da janela para exibir o seu presépio ou crie uma pequena vila de Natal, com casinhas iluminadas, figuras natalícias e um manto de algodão branco para criar um efeito de neve. Para um ambiente ainda mais encantador, coloque duas velas para iluminar o seu cenário.
  7. Janela de recordações: ao longo dos anos, são muitos os enfeites e peças natalícias que se colecionam e nem sempre é possível usá-las todas na decoração da época. Está enganado! O peitoril de uma janela é o local perfeito para exibir uma coleção de objetos de Natal como bonecos de neve, pratos natalícios ou pais natais.
  8.  Janela de ofertas: inove e utilize a janela situada junto à árvore de Natal para dispor, de forma apelativa e original, alguns dos presentes natalícios. Pode ir ainda mais longe e, em vez de pendurar as meias de Natal na lareira como tradicionalmente, porque não pendurá-las numa janela?

Centros de mesa

Uma das decorações mais populares na época natalícia são os centros de mesa e não estamos a falar apenas daquele que enfeita a mesa de jantar na noite de Consoada. Existe uma enorme variedade de matéria-prima para elaborar centros de mesa de Natal deslumbrantes, que não vão querer esperar até ao dia 24 de Dezembro para serem exibidos! Aproveitando os ornamentos que não colocou na árvore e as sempre bonitas velas, adicione algumas das melhores decorações que a Mãe Natureza tem para oferecer – ramos de pinheiro, folhas secas, pinhas, azevinho, bagos vermelhos, paus de canela, castanhas, nozes – e dê um toque natalício à mesa da sala, ao espaço sobre a lareira, à mesa da cozinha, à mesa da sala de jantar, à mesa do hall de entrada…

Divisões a decorar

É uma boa questão! Há quem prefira concentrar a decoração de Natal numa única divisão – a sala de jantar ou de estar – mas também há quem goste de enfeitar toda a casa. E como gostos não se discutem (principalmente no Natal!), tem a liberdade de adicionar pequenos apontamentos natalícios em qualquer divisão: na casa de banho ou na cozinha, com têxteis-lar natalícios, imanes ou peças decorativas alusivas ao Natal, por exemplo. Pode ainda deixar os seus filhos decorarem os seus quartos ou escritório a preceito.

Exterior

No caso de quem habita vivendas, com jardim, tire proveito de todo o exterior da casa, quer com iluminações natalícias em torno da casa ou a enfeitar pequenas árvores e arbustos. Um pai Natal gigante a espreitar do telhado, um presépio em ponto grande, bonecos de neve ou renas a “correr” pelo jardim farão as delícias dos habitantes e dos transeuntes.

Outros detalhes

Para além dos principais elementos decorativos da época de Natal, existem várias outras maneiras de dar à sua casa um ambiente mágico e encantador. Surpreenda nos jantares que antecedem os dias 24 e 25 de Dezembro com marcadores de lugar confeccionados a partir de postais de Natal antigos, bolas ou estrelas brilhantes; enfeite os guardanapos com fitas em cetim ou feltro, adicionando uma pequena estrela ou cristal decorativo; resgate a velha tradição do calendário de Advento; inove na forma como embrulha os presentes; faça os seus próprios postais de Natal… enfim, divirta-se com a decoração natalícia!

Velas

O Natal é uma época do ano que nos inspira e nos faz soltar a criatividade. 
Decorar a casa para o Natal pode variar entre simples a sofisticados enfeites. Tudo é relativo ao gosto, ao bolso e a disposição que temos para decorar a casa para esta data. 
Experimente decorar a sua casa com velas. Você pode utilizar copos, garrafas ou pequenos vasos como suporte. Fica lindo, elegante e iluminado.
Velas sempre deixam um toque de encanto em qualquer ambiente. 

 
 








Veja alguns videos e aprenda a decorar um pouco mais: