Translate

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Menina e menino no mesmo quarto / Arrumando e Organizando

Menina e menino no mesmo quarto

Nem sempre é possível ter um quarto para cada filho – e quando é preciso colocar um menino e uma menina no mesmo cômodo a situação fica mais complicada. Afinal, como decorar o ambiente para agradar os dois filhos? A arquiteta Mariela Romano, de Goiânia (GO), ensina como. “Acho que o principal é separar o espaço de cada filho dentro do ambiente”, explica. “Com essa identificação criamos miniespaços dentro do mesmo ambiente, evitando inclusive alimentar o ciúme entre irmãos”, explica.
Mariela recomenda que a separação seja feita pelas cores ou mesmo através do mobiliário. “Como isso vai acontecer depende da concepção do quarto, mas é fundamental identificar as particularidades de cada criança também na decoração”, orienta.
 

Escolha e arrume o berço pensando na segurança do bebê / Arrumando e Organizando

Escolha e arrume o berço pensando na segurança do bebê

Para garantir que seu filho pequeno ficará seguro no berço é preciso ter atenção na escolha do móvel e na arrumação do espaço. “Este é o lugar onde as crianças estão mais desprotegidas. Os pais as vêem dormindo e relaxam na vigilância. A maioria dos acidentes no berço acontece sem que os responsáveis percebam”, explica Aramis Lopes Neto, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Neto explica que as arestas precisam ser arredondadas, pregos e parafusos não podem ficar expostos e a distância entre as grades deve ser pequena para evitar que o bebê caia por entre elas ou prenda a cabeça. “Travesseiros não são indicados até que a criança consiga se sentar. Protetores não são essenciais, mas se usados devem ter cadarços para fixar às laterais. Objetos que ficam soltos oferecem risco de sufocar, inclusive brinquedos”, diz, orientando os pais a consultarem um pediatra antes de comprar os artigos para o berço.

Cuidando dos móveis de madeira / Arrumando e Organizando

Cuidando dos móveis de madeira

Na era dos móveis de compensados é difícil encontrar mobília de madeira maciça, com qualidade e durabilidade superior. Os compensados são produzidos a partir de pinho, cedro ou jequitibá, e os móveis em MDF (medium-density fiberboard ou placa de fibra de madeira de média densidade) têm como matéria-prima pinus e eucalipto. Mas, como cuidar dos móveis para que eles durem mais?
A equipe do site Meu Móvel de Madeira indica utilizar uma flanela ou pano branco macio levemente umedecido com água para tirar o pó e secar a superfície em seguida. É bom evitar o uso de óleos, ceras e outros produtos químicos, que podem causar danos ao móvel.
Para garantir a conservação dos móveis é bom apertar seus parafusos com alguma regularidade e protegê-los do sol e da chuva. Uma dica interessante é utilizar impregnantes, que irão formar uma película protetora na mobília.
Saiba como aplicar o impregnante seguindo o passo a passo abaixo:
1 – Limpar o móvel com um pano umedecido com água e sabão neutro.
2 – Secar.
3 – Polir o móvel com uma lixa fina.
4 – Aplicar o impregnante com um pincel.
5 – Retirar o excesso do produto com um pano seco.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Edredons e cobertores: onde guardá-los quando não há muito espaço no quarto? / Arrumando e Organizando

Edredons e cobertores: onde guardá-los quando não há muito espaço no quarto? Por exemplo, você podemos enrolá-los como se fossem um grande rocambole e colocá-los dentro de algo como uma grande fronha. Também podemos dobrá-los em quatro até ficarem em uma medida compatível com sua prateleira. Coloque-os dentro de sacos plásticos e feche-os bem com fita adesiva. Faça um furinho e coloque o bocal do aspirador no furo, puxe todo o ar de dentro dos sacos plásticos. Você vai ver que, depois de 5 minutinhos, eles vão ficar bem duros, aí você pode tirar o aspirador, fechar os buracos com fita adesiva. Sem o ar, não haverá a proliferação de bactérias e ácaros. Fora que assim você otimiza o espaço físico e, seis meses depois, eles ainda vão estar com o cheirinho do amaciante.